sábado, 29 de julho de 2017

MORAÚJO ERA ASSIM!

Entrada Principal de Moraújo- anos 90
A expressão da Religiosidade de nosso povo, retrata na foto e na estrutura construída na entrada da cidade em homenagem a padroeira de Moraújo, n. s. da Conceição.
Nosso povo extremamente religioso e de muita fé em uma foto histórica da entrada da cidade, provavelmente nos anos 90.
No decorrer dos anos a entrada principal de Moraújo foi sendo modificada  mas sempre foi mantida a imagem da padroeira como expressão da fé e religiosidade dos moraujenses.

ESTREANDO NOVO UNIFORME, MANGUEIRÃO VENCE DE GOLEADA

Mangueirão Esporte Club
O Time Mangueirão lançou seu novo uniforme na rodada realizada, hoje, sábado, 29 de julho contra o Time 13 de maio do pau ferro.
Mangueirão venceu o 13 de maio de 5 a 1 e avança firme a conquista do campeonato em 2017. O time é o atual vice-campeão da competição e almeja esse ano a conquista do campeonato moraujense 2017.

CONHEÇA O TIME 13 DE MAIO DA LOCALIDADE DE PAU FERRO-MORAÚJO

13 de Maio
O Time 13 de  Maio representa a localidade de Pau ferro-Moraújo. A equipe é veterana na Copa da Amizade de Moraújo e em 2017 participa novamente do campeonato moraujense de futebol de campo.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DE MORAÚJO REALIZA 7ª CONFERÊNCIA DE SAÚDE



A Secretaria de Saúde de Moraújo, realizou na manhã desta quinta-feira, 27 de Julho a 7ª Conferência Municipal de Saúde no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Moraújo.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

MORAÚJO É ASSIM!

ENTARDECER EM MORAÚJO-CE

Entre serras, rios e cascatas, Brilha o Sol de intensos clarões" Trecho do Hino de Moraújo ( Autores:Maria do Socorro Freire Oliveira,Maria Aparecida Freire e Milton Irineu de Araújo).

CAMINHÃO AMIGO DO PEITO ESTARÁ NOVAMENTE EM MORAÚJO NOS DIAS 3, 4 E 5 DE AGOSTO

Caminhão Amigo do Peito

A Unidade Móvel do Programa de Prevenção ao Câncer de mama "Amigo do Peito" estará de volta a Moraújo nos dias 3, 4 e 5 de Agosto para realizar exames de mamografia e ações preventivas contra o câncer de mama em mulheres em idade entre 50 a 69 anos.
 
Vale destacar que para realização do atendimento as mulheres nesta faixa etária devem procurar a secretaria de saúde de Moraújo para marcar seu atendimento, mediante cópias dos documentos como: identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.Após o preenchimento da ficha necessária para realizar o atendimento as mulheres são encaminhadas para os exames ofertados na caminhão amigo do peito.
 
A vinda do Caminhão amigo do peito é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Moraújo, Secretaria de saúde em parceria com o Ministério da Saúde. Destacamos que nosso município já recebeu o caminhão Amigo do peito  no ano anterior, exatamente nos dias 14,15 e 16 de Janeiro de 2016 e realizou um atendimento de qualidade as mulheres moraujenses.  

Uma importante programa que visa combater o câncer de mama e por meio desta unidade móvel o governo vem desenvolvendo atendimentos em todo o país, pois o caminhão facilita a execução do programa. Prevenção é a melhor solução, assim todas as mulheres público alvo deste programa devem participarem.

MORAÚJO ERA ASSIM!

KABANA CLUB DE MORAÚJO EM JANEIRO DE 1980

O Kabana Club é considerado o mais importante e tradicional ambiente social de nossa comunidade.Esse club já foi palco de muitas festas e eventos históricos de nossa comunidade.As famosas festas de formatura, onde todos festejavam sua formação do extinto pedagógico. atualmente o club permanece sendo o mais importante club de nossa comunidade. Sua história se entrelaça com a história de nossa comunidade. A foto retrata o Kabana Club precisamente em janeiro de 1980.
na foto a senhora Jaqueline representante do projeto Rondon, as crianças Natália Moreira, benedito Rodrigues, José do Vicente Pedro(Zé Pidão) e Tavares Araújo.
Foto do acervo pessoal de Rita Sales.

CONHEÇA O TIME VILLA REAL

Villa Real
O Time Villa Real é estreante na IV Copa da Amizade de Moraújo 2017. Formação em sua maioria por atletas de Moraújo, o time ocupa a 3ª Colocação no Grupo 2 na tabela de classificação atualmente. 

domingo, 23 de julho de 2017

HISTÓRIA DO PAÇO MUNICIPAL (AS SEDES DA PREFEITURA DE MORAÚJO)


Atual Paço Municipal de Moraújo-CE




Naquele Histórico dia 29 de Dezembro de 1957, ás quinze (15) horas foi realizada a sessão Histórica de Instalação do Município de Moraújo. O recém criado município de Moraújo, até então Vila não possuía estrutura para abrigar a sede do município. O fato é que diante da articulação, influência e compromisso dos que estavam engajados em prol desta conquista, o sonho se concretizou.

O recém criado município de Moraújo necessitava de uma estrutura mínima para sua fundação e o primeiro passo seria a escolha de um prédio para funcionar a sede da prefeitura. 

A escolha da sede provisoria, consta na ata de instalação do município que ressalta: "Ninguém querendo fazer uso da palavra facultada, falou mais uma vez o presidente da sessão, designando um prédio, sido a Rua Cel. Joaquim Fernando Moreira S/N, ex. residência do falecido que deu nome a rua, para funcionar provisoriamente a prefeitura municipal de Moraújo.

Assim, destacamos que a primeira sede da prefeitura foi a então residência onde morava o sr. Joaquim Fernando Moreira; sendo a mesma residência onde ocorreu a sessão de criação do município de Moraújo.É valido enfatizar que foi usada apenas um parte da residencia para ser a sede da prefeitura, ou seja, a parte do lado que dar acesso ao mercado municipal, onde atualmente é a Rua Manoel Francisco, outrora Rua Joaquim Fernando Moreira.

Provavelmente no ano de 1961 a sede da Prefeitura foi transferida para o prédio onde atualmente funciona a Câmara dos vereadores. Destacamos que esse prédio pertencia ao sr Manoel Benício que vendeu para ser a nova sede da Prefeitura.

Atualmente a Prefeitura de Moraújo está instalada na Avenida Prefeito Raimundo Benício no centro da cidade.

O município de Moraújo foi elevada a categoria de cidade e sede do município mediante diploma legal nº 3.920, de 25 de Novembro de 1957, publicado no diário Oficial de 25 de Novembro de 1957, publicado no diário Oficial de 25 de Novembro de 1957 e em  conformidade com a  lei nº 3.920 de 25 de Novembro de 1957, lei nº 227 de 14 de Janeiro de 1948, em seu paragrafo único do artigo 121, digo, do artigo 21 unificado pela Lei nº 3.283 de 26 de Agosto de 1956.

O município comemora sua emancipação politica no dia 27 de Novembro e em 2017 completará 60 anos de sua emancipação.

                           Primeira sede da Prefeitura de Moraújo (1957/1961)                                        

Segunda Sede da Prefeitura de Moraújo (1961)


Atual sede da Prefeitura de Moraújo (2017)




sábado, 22 de julho de 2017

MOMENTO DE REFLEXÃO E ESPIRITUALIDADE- SALMO 91


MORAÚJO É ASSIM!

Altar da Igreja Matriz de Moraújo-CE (09/Julho/2017)
O altar da igreja matriz de Moraújo era formado  por  dois altares nas laterais do  altar central e abrigavam de um lado uma imagem do Sagrado Coração de Jesus e de outro Nossa Senhora do Perpetuo do Socorro, ambos foram demolidos na gestão do Pe. José Maria de Aguiar, pároco de Coreaú nos anos de 1965 a 1970.
No decorrer dos anos o altar da igreja matriz de nossa senhora da Conceição vem passando por melhorias, mas continua sendo preservado sua características históricas.



MORAÚJO ERA ASSIM!

Área Interna da Igreja Matriz de Moraújo-CE

HISTÓRIAS DE NOSSA GENTE: OS PRESÉPIOS NATALINOS DE EDITE FREIRE DE ARAÚJO



Tradicionais Presépios Natalinos de Dona Edite Freire de Araújo

Na série Histórias de nossa gente de hoje, apresentamos os famosos presépios de natal de Edite Freire de Araújo (in memorian).
Ei que o período natalino se aproximava em nossa comunidade e com ele a mais simples e também magnifica expressão de fé.
Assim do idoso ao jovem, do adulto a criança, todos esperavam ansiosos para apreciarem os tradicionais presépios de Dona Edite.
A riqueza de detalhes denotava a personalização de seu amor as coisas Divinas.
E sua residencia no período natalino se transformava em um ambiente bastante visitado, onde se vislumbrava aquela cena do nascimento de Cristo.
Seus presépios ficarão para sempre na memória e souberam transmitiram sua mensagem a todos que apreciaram a singeleza do que há de mais simples, humilde e digno, o amor ao próximo.

PEDRA DO PNEU EM MORAÚJO


                                               Pedra do Pneu -Moraújo-CE


A Pedra do Pneu está localizada na Rodovia CE-364- Km 50 no município de Moraújo, próximo a localidade de Pau Ferro. A formação  sobre sua estrutura remete ao um rastro de pneu, motivo ao qual os munícipes a conhecem como PEDRA DO PNEU.

Assim, com características semelhantes ao um rostro de pneus a pedra se tornou bastante conhecida pelos moraujenses e todos que por essa região passam desejam conhecer a famosa pedra do pneu. 









CONHEÇA O CORINTHIANS DA CANAFÍSTULA DE MORAÚJO

             CORINTHIANS DA CANAFÍSTULA
                                        


Representante da Localidade de Canafístula, o Corinthians é uma das 18 equipes participantes da IV Copa da Amizade de Moraújo 2017.

O time faz parte do Grupo "1" do Campeonato Moraujense e ocupa a 5ª colocação na tabela de classificação no grupo ao qual pertence.

Destacamos que essa região está sendo bem representadas com times com chances reais de conquista do título em 2017, além disso as equipes estão com uma torcida bastante participativa e contribuem para o bom rendimento dos times.

sexta-feira, 21 de julho de 2017

CONHEÇA O TIME MONTESE DE VÁRZEA DA VOLTA

TIME MONTESE DE VÁRZEA DA VOLTA-MORAÚJO-CE

O Time do Montese representa o distrito de Várzea da Volta. Em 2016,  a equipe apresentou um bom futebol chegando ás semi finais da Copa da Amizade de Moraújo. Formado por atletas do distrito de várzea da Volta e região próximas ao distrito com bom  rendimento no ano passado, o time deve vim forte rumo a conquista do título em 2017. 

O Montese ocupa a vice-liderança do grupo "1" do campeonato moraujense de futebol de campo, e o próximo desafios erá sábado, 22 de julho, ás 16:00hs contra o Camarões no Estadio O Benição.

CONHEÇA O TIME CAMARÕES DE MORAÚJO

TIME CAMARÕES
O Time Camarões é um dos times estreante na Copa da Amizade de Moraújo em 2017. A equipe faz parte do grupo B e atualmente ocupa a  6ª colocação na classificação do campeonato moraujense. 

Com a organização e direção de Mauro, o time tem em sua formação atletas em sua maioria da rua Raimunda Gomes, conhecida como rua do estadio.

O próximo desafio na 4ª rodada será contra o time do Vila Nova da Timbaúba, sábado, 22 de julho no estadio o Benição, ás 14:00hs.

terça-feira, 18 de julho de 2017

CONHEÇA O TIME MR-5 DA TAPERA


TIME MR-5 LOCALIDADE DA TAPERA-MORAÚJO/CE
Sucesso de público, o campeonato moraujense 2017, traz em sua IV edição, 18 equipes que buscam vencer o campeonato. Iniciado no dia 10 de junho, a copa da amizade valoriza o esporte local e incentiva o atleta moraujense.
O time MR5 representa a localidade de TAPERA, próximo ao distrito de Goiana. Estreou na competição dia 11 de junho e tem em sua formação atletas locais.

Um curiosidade sobre o nome da equipe:Em homenagem ao seu dirigente, MANUEL RUFINO, o time ganhou esse nome: M (manuel) R (Rufino) e 5 (número da camisa do referido atleta ), assim o time tem a denominação de MR5.

sábado, 15 de julho de 2017

HOSPITAL DE MORAÚJO IMPLANTA CANTINHO DA CRIANÇA EM INCENTIVO A ATENDIMENTO HUMANIZADO

Cantinho da Criança

Com um histórico impecável em prol da saúde pública do município de Moraújo, o Hospital de Moraújo se tornou referencia em atendimento Humanizado e de qualidade aos que a essa unidade de saúde buscam.
Recentemente visando promover e incentivar a humanização no atendimento á saúde da criança foi implantado o " CANTINHO DA CRIANÇA"
A simplicidade deste pequeno ato reflete no semblante das crianças que se sente mais acolhidas e a vontade neste ambiente.
A implantação do CANTINHO DA CRIANÇA é de iniciativa dos servidores da hospital e vem de encontro ao excelente atendimento prestado a todos, sendo nosso lema atender a todos com igualdade, qualidade e fraternidade.
No sembrante de cada criança que recebemos após a implantação do Cantinho, presenciamos e constamos um grande sorriso que remete a momentos de felicidade.
Deste modo, nos sentimos felizes pois o objetivo almejado está sendo conquistado diariamente que é ver o bem estar de cada crianças que busca nossa Unidade de Saúde.


HOSPITAL DE MORAÚJO É REFERENCIA EM ATENDIMENTO HUMANIZADO



A Principal e mais importante Unidade de Saúde de Moraújo, a unidade Mista ou simplesmente o Hospital de Moraújo há década se consolidou como referencia em atendimento humanizado e de qualidade ofertados aos seus pacientes.

Com um histórico impecável em prol da saúde pública do município de Moraújo, o Hospital de Moraújo se tornou referencia em atendimento Humanizado e de qualidade aos que a essa unidade de saúde buscam.


A conquista se dar em virtude do excelente quadro de profissionais qualificados que atendem a todos norteados pelos princípios do SUS,ou seja, igualdade, equidade e integralidade.

Não há segredo mediante essa conquista, pois ela se deu mediante a predominância da MERITOCRACIA, ou seja, méritos individuais de cada servidor desta unidade de saúde.

Assim é valido destacarmos a magnitude e amplitude desta conquista, pois todos os funcionários do Hospital na realidade são uma grande família e sempre estarão de prontidão a atender a todos com qualidade e igualdade.



sexta-feira, 14 de julho de 2017

CONHEÇA O TIME ALTO CITY DO ALTO DA MANGUEIRA

ALTO CITY
O Time Alto City é estreante na copa da Amizade de Moraújo 2017, A equipe de futebol de campo surgiu em 2017 , pois até então o Alto City era um time de futsal fundado em 31 de Julho de 2015 e diante do bom rendimento do time, os integrantes reuniram-se e conjuntamente decidiram transforma-lo em um time de futebol de campo para participarem da IV Copa da Amizade de Moraújo.

O Alto City, conta com Valmar Sousa um dos atletas mais experientes, artilheiro e um dos principais nome sedo time. O Atleta jogou até o ano passado no time do mangueirão que também representa o bairro Alto da mangueira.









quinta-feira, 13 de julho de 2017

CONHEÇA O TIME MANGUEIRÃO ESPORTE CLUB DE MORAÚJO

Mangueirão Esporte Club

O time do mangueirão foi fundado no ano de 1995 e tem como formação jovens do bairro alto da mangueirão, daí a denominação do nome do time. Destacamos que a equipe é bastante organizada, tendo como técnico Nenem Gero.

O Bairro Alto da Mangueira é constituído pelas ruas Valdemar Araújo e Antonio Fernandes e possuí jovens com várias habilidades para o esporte, música e teatro. A famosa Quadrilha Junina " O Manguerá" também é outro orgulho deste importante bairro de Moraújo. 

O time do mangueirão foi vice-campeão da copa da Amizade de 2016 e em 2017 promete com muita força, garra e persistência conquistar o título de campeão do campeonato Moraujense de futebol de campo. 


MANGUEIRÃO, ESTREARÁ NOVO UNIFORME CONTRA O VILLA REAL PELA COPA DA AMIZADE DE MORAÚJO 2017


Um dos mais tradicionais e importantes times de futebol de Moraújo, o MANGUEIRÃO vem apresentando um bom rendimento na copa da Amizade de Moraújo.

A equipe é a atual vice- campeã  desta  competição e em 2017 segue firme rumo a conquista do titulo. O time prever estrear seu novo uniforme na rodada deste sábado, 15 de julho contra o Villa Real, com inicio ás 14 h00 no estadio o Benição.

O time do mangueirão tem como formação jovens do bairro alto da mangueirão, daí a denominação do nome do time. Destacamos que a equipe é bastante organizada, tendo como técnico Nenem Gero.

O Bairro Alto da Mangueira é constituído pelas ruas Valdemar Araújo e Antonio Fernandes e possuí jovens com várias habilidades para o esporte, música e teatro. A famosa Quadrilha Junina " O Manguerá" também é outro orgulho deste importante bairro de Moraújo. 

domingo, 9 de julho de 2017

BRILHANTISMO DOS JOGADORES DO JUVENTUS RENDE MAIS UMA VITÓRIA RUMO AO BICAMPEONATO EM 2017


Com a responsabilidade de serem os atuais campeões da Copa da Amizade, os atletas do Juventus tem a missão de manter o titulo em suas mãos e em 2017 se tornarem bicampeões da IV copa da Amizade de Moraújo.

O JUVENTUS é formado em sua maioria por jovens de Moraújo. O time vem apresentando um excelente inicio de campeonato e atendendo todas as expectativas de seus torcedores.

O Time tem como técnico, o Jovem Francisco Heverton Freire e tem em seu elenco os jovens:Francisco Aderbal Sousa,  Deó, Francisco Higor Moreira Freire, Vilebaldo Lima de Sousa, Paulo Sergio nascimento, Iago Tavares, Jeovane Alexandre da Silva,Marcos Antonio, Claudemir Pessoa Sampaio,Bruno Perreira, Carlos Silva, Luiz Antonio, Dalton Freire, dentre outros.
 
A expectativa é que Juventus realize neste jogo final uma excelente partida em busca do título de campeão da 4ª copa da Amizade de Moraújo 2017.

MISSA E SHOW CATÓLICO MARCAM ENCERRAMENTO DO 2º FESTEJO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM MORAÚJO


A paróquia de Moraújo realizou, hoje, Domingo, 09 de julho o encerramento dos festejos em honra ao sagrado Coração de Jesus.
Com celebração de missa solene pelo padre João batista de Oliveira que após a missa realizou o arriamento da bandeira da festa.

No momento do arriamento da bandeira toda a comunidade se reuniu na praça da matriz ao cântico de música e oração.
Após a santa missa foi promovido um show com músicas católicas com o grupo Adonai formado  por jovens de nossa comunidade.
Em momentos oração e louvor, os paroquianos demonstraram sua fé ao sagrado coração de Jesus.
Iniciado no dia 02 de julho a festa reuniu toda a comunidade católica moraujense em celebrações de novenário seguida de missa na igreja matriz.

sexta-feira, 7 de julho de 2017

MORAÚJO É ASSIM!

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição-Moraújo-CE
Com a Virgem Mãe da Conceição, o caminho de Graça e fervor.( Autores:Maria do Socorro Freire Oliveira,Maria Aparecida Freire e Milton Irineu de Araújo).

HISTÓRIAS DE NOSSA GENTE: DISTRITO DE BOA ESPERANÇA :do Desegando a Boa Esperança.




Conta nosso povo que antigamente as terras onde estão situado o atual distrito de Boa Esperança chama-se Desengano. De acordo com o dicionário de língua portuguesa, a palavra DESENGANO significa " Ato ou efeito de Desenganar e Desilusão".

Num entanto, a palavra Desengano que denotavam aquele território representava para o povo desta época que nesta terra habitava uma gente "braba" ou seja groseira, assim em virtude desta características dada ao povo do lugar ficou popularmente conhecida como Desengano.

Diante das características citadas, muitos tinham receio de visitar o lugar e nosso gente passou a  chamo-lo de Desengano.

Com o passar dos anos, um certo padre por aquelas terras veio visitar e celebrar, não gostou do nome daquele lugar e decidiu chama-lo de BOA ESPERANÇA em ver de Desengano. 

Deste modo, as terras do desengano passou a ser conhecida como terra da Boa esperança. O dicionário de língua portuguesa remete as palavras Boa e Esperança, o seguinte significado: Expressão usada quando alguém deseja felicidades e Confiança de que algo bom acontecerá,

No ano de 1995, o povoado de Boa esperança foi elevado a categoria de distrito de Moraújo e é considerado um dos mais importante do município.

Boa Esperança é habitada por um povo gentil ,hospitaleiro e digno. Além disso, o distrito possui uma representatividade política fundamental para definição dos futuros gestores de nosso município.

Essa é mais uma das muitas histórias baseadas na oralidade, ou seja, contata por nossa gente e que passa de geração a geração. 




terça-feira, 4 de julho de 2017

CONHEÇA O TIME VILA NOVA DA TIMBAÚBA



Time Vila Nova Da Localidade de Timbaúba-Moraújo/CE
O Time Vila Nova é o representante da localidade de Timbaúba. A equipe se destaca por tem uma torcida bastante fiel e engajada na luta em prol da conquista do campeonato. Em 2016, na III copa da Amizade, a torcida era presença marcante em todos os jogos do time e em 2017 ao que se espera a torcida deve continuar dando total apoio ao seu time.

MORAÚJO É ASSIM!


Foi pedrinhas no seu Florescer, Berço Nobre que Nos Preparou, Com a Virgem Mãe da Conceição. O caminho de Graça e fervor.( Trecho do Hino de Moraújo)

HISTÓRIA DA ESCOLA DOM BOSCO DE MORAÚJO: A GENITORA DA EDUCAÇÃO DO POVO MORAUJENSE


Primeira Sede da Escola Dom Bosco (Salão do Sr. João Gualberto)
Na história da educação de Moraújo, a escola Dom Bosco pode ser considera a genitora das instituições educacionais de nossa comunidade, funcionou entre o final dos anos 50 e início dos anos 60, sendo que sua sede inicialmente foi estabelecida no salão do sr Joãozinho Gualberto, ao qual residia na residencia ao lado do salão.

Decorridos alguns anos,a sede da escola foi transferida para o histórico salão paroquial e popularmente conhecido como salão da juventude, palco de grandes histórias em nossa comunidade.

Deste modo, em se tratando de instituição de ensino de Moraújo não podemos esquecer desta importante semente outrora plantada, que frutificou e que gerou bons frutos; a ESCOLA DOM BOSCO.

A ESCOLA DO BOSCO nasceu do sonho daqueles que assim como a magnifica professora LÚZIA BENÍCIO, comungavam de um só ideal: educar, letrar e alfabetizar os moraujenses.


A escola naquela época era privilegio para poucos, num entanto a escola Dom Bosco surgiu com uma filosofia primordial, ser essa fonte inesgotável do conhecimento e aberta a todos que almejavam através da educação dias melhores.

As educadoras, como Lúzia Benício, alfabetizou inúmeros moraujenses, deixando um legado inestimável para aqueles que através do letramento puderam sonhar por dias melhores e alcançar seus objetivos.

Na sessão ao qual se constituiu a elevação destas terras a município, a escola Dom Bosco foi presença marcante e a ata daquela histórica sessão, assim registrou: " Contou ainda está sessão com a valiosa presença da Escola Dom Bosco, fardada e portando a bandeira nacional e que aconteceu diversos números de ordem, próprios ao dia; sendo acompanhados nos números musicais pela Banda de música do município de Coreaú". A presença da Escola Dom Bosco a essa sessão solene vem de encontro a sua suma importância para nossa comunidade naquela época.

Deste modo, a história da educação de Moraújo em sua páginas mais especias e importantes estão registradas a esplendorosa ESCOLA DOM BOSCO. Foi uma das sementes mais frutíferas que germinou em nossa comunidade e proliferou nos moraujenses uma das maiores riquezas no ser humano, o conhecimento.
Vista aérea da antiga Escola Dom Bosco em Moraújo
Primeiro Prédio da Escola Dom Bosco (Rua Manoel Francisco)
Primeiro Prédio da Escola Dom Bosco- Centro de Moraújo-CE
Primeiro Prédio da Escola Dom Bosco (Praça Joaquim Fernando)

Educadora Luzia Benício



Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...