quarta-feira, 30 de novembro de 2016

BLOG MORAÚJO NOTÍCIAS HÁ 1 ANO INFORMANDO VOCÊ!

                   Blog Moraújo Notícias, há 1 ano Informando a comunidade.

Neste mês de Dezembro, o Blog Moraújo notícia comemora 1 ano de sua criação. Uma fonte de informação que surgiu com objetivo de valorizar, resgatar e informar a comunidade Moraujense.

O Blog Moraújo Notícias nos decorrer dos meses posteriores a sua fundação, foi conquistando credibilidade, fruto da seriedade de um trabalho realizado com responsabilidade.
Diante deste de sua conquistada perante toda a comunidade moraujense, só temos agradecer a todos os nossos eleitores e leitoras.
O intuído noticiar assuntos relevantes e de interesse de nossa comunidade e de resgatar e valorizar a história de Moraújo e dos moraujense que lutaram e lutam pelo crescimento e desenvolvimento desta terra.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ALVORADA, ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO, CAFÉ PARTILHADO MARCAM ABERTURA DOS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MORAÚJO.

                                       Festejos da Padroeira de Moraújo

A comunidade católica de Moraújo, iniciou as festividades de sua padroeira nossa senhora da Conceição em uma alvorada, ao som dos sinos e fogos de artifício a comunidade despertou em uma manhã com clima de muita fé, bênçãos e harmonia.

Na igreja matriz foi promovido adoração ao santíssimo sacramento e em seguida foi servido café partilhado para toda a comunidade que se fez presente.

A programação prosseguirá durante o dia, com reza do terço ao meio dia na igreja matriz e a tarde será realizada a tradicional abertura dos festejos, com procissão e hasteamento da bandeira, seguido de celebração da santa missa ás 19 hs. O festejo ocorrerá de 28 de Novembro a 8 de Dezembro.






FESTEJOS DA PADROEIRA DE MORAÚJO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 2016 INICIAM HOJE (28).

                                  Festa da Padroeira de Moraújo
Começa hoje (28) o tradicional festejo da padroeira de Moraújo, nossa senhora da Conceição.Os festejos será de 28 de novembro a 08 de Dezembro a comunidade católica Moraujense se reunira em momentos de fé e louvor
Na programação do dia 28 na alvorada teremos logo pela manhã, café partilhado na praça da matriz, a tarde a tradicional abertura dos festejos e a noite hasteamento da bandeira da padroeira simbolizando abertura dos festejos e em seguida celebração de missa.

domingo, 27 de novembro de 2016

59º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE MORAÚJO.

Hoje é um Dia Especial para todos os Moraujenses, pois desta data, 27 de Novembro comemoramos a Emancipação Política de Moraújo. No dia 27 de Novembro, o munício recebia sua emancipação política do município de Coreaú, ao qual era distrito. Há 59 anos Direto dos caminhos de nossa História.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

HOMENAGEM AOS 59 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE MORAÚJO.

MORAÚJO: Das Pedrinhas aos dias Atuais
O Município de Moraújo recebeu sua emancipação Política de Coreaú  no dia 27 de Novembro de 1957, quando encontrava-se a frente da Prefeitura de Coreaú, o Moraujense, Vicente Benício de Vasconcelos, cidadão fundamental para realização deste sonho.

O alvorecer de sua emancipação foi marco fundamental para o então distrito de Pedrinhas, outrora um pequeno  povoado constituído por poucas casas e ruas iniciar-se seu desenvolvimento e crescimento.

Uma característica notória e  forte de nosso povo foi sempre a religiosidade e a construção de nossa igreja representou a concretização de sua fé. A construção da igreja matriz é fruto do trabalho árduo de muitos moraujenses de fé e que contribuíram com sua mão de obra transportando água e pedras do rio que está localizado em sua proximidade, para edificação de nossa igreja. Outrora um sonho sonhado e semeado com o advento da primitiva capela construída em 1850  e em 2009 a concretização, realização e o alvorecer da semente então germinada, hoje somos Paróquia, nosso maior orgulho.

Talentosos, criativos e inovadores, são qualidades de nossa gente que com muita determinação e perseverança faz crescer dentro de cada um a magnitude de cultivar o amor por essa terra. 

Com sua emancipação nossa terra ganhou maior visibilidade e  seu povo buscou criar uma identidade própria , somos agora uma cidade, somos MORAÚJO. Nome escolhido em homenagem as famílias Moreira e Araújo, assim a palavra Moraújo, foi gestada da junção dos nomes desta duas famílias ilustres.

Muitos Moraujenses ilustres a governaram, iniciamos interinamente, ou seja, provisoriamente  com  Francisco Lourenço da Cunha, em seguida elegemos nosso primeiro Prefeito eleito democraticamente em eleições diretas, o sr. Raimundo Manoel de Araújo, logo em seguida foi eleito, Francisco Moreira de Araújo (Seu Boquinho), Carlos Benício de Vasconcelos, Francisco Carvalho de Aguiar ( Chico Tibúrcio), José Benício de Vasconcelos, Raimundo Moreira de Albuquerque (Raimundo Lúcio), Raimundo Benício de Vasconcelos, Vicente Benício de Vasconcelos Júnior ( Júnior Benício) e posteriormente, José Juvêncio de Abreu,Francisco Odernes de Vasconcelos, Francisco Fídias Carvalho e Fotenele, Jurandi Fonteles de Oliveira e nas eleições de 2016 foi eleito Carlos Àquila Cunha de Queiroz.

Uma cidade culturalmente rica, nossa gente possui habilidades e competências tanto na cultura como no esporte.Encontramos muitos talentos musicais e culturais.Nos destacamos em várias manifestações culturais: Festivais de quadrilhas (o Manguerá), muito orgulho nos dar, A encenação da paixão de Cristo abrilhanta nossa comunidade, de uma riqueza cultural inestimável, nossa Banda de Música representa um bem precioso em nossa cultura.

As águas que te banhas MORAÚJO, são águas abençoadas que atravessas seus solos e faz desta terra um manancial de muitas bençãos; és tu Rio Coreaú, és tu Rio Juazeiro, és tu Rio Pau Ferro, és tu Rio dos Araças, és tu Rio da Ingá ou Rio Moreira que fazes esta terra florescer. Quem te perenizou fez um sonho acontecer, um rio sempre vivo que faz nossa povo reviver.

Hoje 27 de Novembro estamos todos felizes e convocados para sempre lutarmos pelos crescimento e desenvolvimento desta terra, assim hoje e sempre será um momento para nos unirmos em prol do fortalecimento e engradecimento de nosso querido Moraújo.

Que Deus em sua infinidade bondade a preserve sempre em caminhos virtuosos e que seu povo seja sempre um instrumento das mãos de Deus.

Parabéns a Todos os Moraujenses pelo 59º aniversário de sua Terra, nosso querido e abençoado MORAÚJO.




HOMENAGEM AO 59º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE MORAÚJO


                                            Moraújo, 59 anos de História
O que Torna uma cidade Especial? sem dúvida é Seu povo, sua cultura e suas tradições, assim Moraújo chega ao seu 59º Aniversário com uma história repleta de muitas lutas e conquistas.

Em seus 59 anos de História nossa comunidade foi constituída de momentos históricos e que ficarão marcados para sempre na história de nosso Povo.


E eis que surgistes esplendorosa entre serras, rios, cascatas e vales. Com riquezas naturais exuberantes,em seu alvorecer fostes Pedrinhas e viestes a crescer, tornasse grandiosa, és hoje MORAÚJO. 

Nos tempos de Pedrinhas muitas histórias a nos contar: poço da ingá, pedra do baú, emancipação para nos libertar, de um povo lutador que por essa terra outrora lutou e as PEDRINHAS cidade transformou.


MORAÚJO, cidade abençoada, que preserva seus costumes e tradições, és terra de nossa senhora da Conceição.

MORAÚJO de riquezas naturais, açude de várzea da volta,rio Coreaú, Cachoeira de poção e muito mais.

MORAÚJO, cidade cultural, Morafolia, Festalmo, festivais de quadrilhas, Banda de música e grupos teatrais.

Somos um povo guerreiro e lutador, que não perdemos a esperança e dia a dia lutamos por essa terra de bonança.
PARABÉNS MORAÚJO PELOS SEUS 59 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITÍCA.
MORAÚJO, TERRA DA GENTE!

domingo, 20 de novembro de 2016

VEREADORES ELEITOS DE MORAÚJO NAS ELEIÇÕES DE 2016.


Câmara Municipal de Moraújo

vereadores e vereadoras eleitos (as) em 2016

           Candidatos a vereador em MORAUJO CE em 2016.

CandidatoPartidoNúmeroVotos
Ana Sara ELEITOPTB14444568
Moreirão ELEITOPTC36000520
Rosa ELEITOPDT12000506
Valdivan ELEITOPT13222490
Raimara ELEITOPDT12222485
Dodó ELEITOPMN33333459
Eline ELEITOPDT12777407
Triste ELEITOPDT12333333
Nenem Teodoro ELEITOPSDB45111319
Helder FreirePR22345385
AbílioPEN51111307
Pedro JanuárioPDT12999261
EdsonPDT12111208
João CelsoPDT1244497
Francisco da VilaPTN1977795
Neto da AmbulânciaPRB1000090
Edina da GoianaPTN1912370
Jackson MoreiraPTN1922266
Vanderléia LúcioPC do B6577759
DadáPV4333351
Antônio da RádioPC do B6555527
Toinho da CauãPRB1012325
Neto MoreiraPTN199995
Sandra do BorisPMDB151112
FanúbiaPT do B700001
Daiane SouzaPRB102341
Zé NiltonPTN191111
Geovane CardozoPC do B656781
Karla MoreiraPTC361230
KalebePDT125550
Dori EdsonPPS233330






















CARLOS ÁQUILA É ELEITO PREFEITO DE MORAÚJO NAS ELEIÇÕES DE 2016.


                              Carlos Áquila é o novo Prefeito de Moraújo
Nas eleições de 02 de Outubro de 2016, foi eleito para prefeito de Moraújo, o jovem Carlos Àquila Cunha de Queiroz. Filho de Carlos Alberto de Queiroz e Maria de Jesus Cunha. Áquila nasceu no dia  15 de Janeiro de 1988, servidor público municipal, graduando em ciências contábeis pela universidade estadual vale do Acaraú-UVA e é sobrinho do atual prefeito Jurandi Fonteles de Oliveira. 
Foi eleito com 3.349 (55,68%) e teve como vice-prefeito o sr Antonio José Lourenço (Antonio Louro). de 58 anos, líder politico do Distrito de Boa Esperança.
Carlos Àquila foi candidato a prefeito e Antonio Louro a vice-prefeito pela situação e concorreu contra a chapa de oposição formada por Alexandre Moreira Abreu e como vice-prefeito o sr. Francisco Fídias Carvalho e Fontenele, que obtiveram 2.666 votos  ( 44,32).
O Prefeito eleito nas eleições de 2016, exercerá seu mandato de 1 de janeiro de 2017 a 31 de Dezembro de 2020.














.

BIOGRAFIA DA MORAUJENSE MARIA NEUVERINA DE ALBUQUERQUE

                                    Moraujense de Atitude faz acontecer
                                      

Maria Neuverina de Albuquerque, natural de Moraújo, é filha do Sr. Francisco das Chagas de Albuquerque (Chico Bento) e da Sra. Maria Núbia de Albuquerque, dos quais muito se orgulha por ter recebido uma educação baseada nos princípios da obediência, simplicidade, honestidade, amor a Deus e respeito às pessoas.
Nasceu numa família de 15 irmãos. Casada com Antonio Dori Edson de Souza. É mãe de Lívia Bezerra Fernandes.
Viveu em sua terra natal até aos 14 anos, tendo uma infância voltada para o trabalho, a escola e as brincadeiras infantis cultivadas naquela época.  Aprendeu a ler e escrever com sua mãe, assim como todos os seus irmãos.
Antes de completar os 15 anos, resolveu seguir vida religiosa, ingressando na Congregação Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, fundada em Sobral pelo Mons. Joaquim Arnóbio de Andrade. Cumpriu o Postulantado e Noviciado em Fortaleza e lá também conclui o Ensino fundamental no Colégio Djacir de Meneses.
Foi transferida para Sobral em janeiro de 1983, onde reside até hoje. Onde foi acolhida inicialmente pelas irmãs religiosas do Colégio Coração de Jesus e posteriormente pela comunidade do Alto do Cristo, onde viveu experiência de inserção nos movimentos de organização popular.
Atuou em colégios da Congregação. Seguindo as orientações do Evangelho e fortalecida pela Teologia da Libertação se engajou na pastoral catequética, pastoral de juventude do meio popular (PJMP) e comunidades eclesiais de base (CEBs).
Estimulada pelo desejo de ser educadora cursou o ensino Médio, fazendo o Curso Pedagógico no Colégio Estadual D. José Tupinambá da Frota em Sobral.
Aos 21 anos deixou a vida religiosa e continuou o seu compromisso nos movimentos pastorais e populares de Sobral, ingressando em 1985, após uma seleção e estágio, no Movimento de Educação de Base – Departamento de Sobral, presidido por D. Walfrido Teixeira Vieira, então bispo da Diocese de Sobral.
No MEB (Movimento da Educação de Base) trabalhou por mais de 13 anos, como supervisora e como assessora educacional, dedicando-se com amor e entusiasmo às causas da Educação Popular em Sobral e municípios vizinhos. Ao longo desse período, desenvolveu programas e projetos voltados para o fortalecimento de organizações populares nos bairros e comunidades rurais. Atuou na assessoria técnico-pedagógica e formação político-sindical aos Sindicatos de Trabalhadores Rurais; em programas de alfabetização de jovens e adultos, baseados no “Método de Paulo Freire”; bem como em programas radiofônicos “Encontro com o MEB” veiculados na Rádio Educadora do Nordeste. No rádio era desenvolvido um trabalho de formação e conscientização, informação, articulação e fortalecimento das comunidades, que participavam através de muitas cartas. Cartas cheias de vidas, que traziam o registro da organização e da luta do povo em busca de uma sociedade mais justa e vida mais digna.
O MEB marcou sua trajetória de vida, foi uma grande escola onde muito aprendeu e ensinou.
Toda sua formação acadêmica foi feita na Educação Pública. Cursou Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia Dom José de Sobral, compondo o Diretório Acadêmico e participando ativamente do movimento estudantil universitário.
Em 1994, fez concurso público para o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Estadual Vale do Acaraú, admitida em dezembro do mesmo ano, sendo lotada na Pró-Reitoria de Extensão. Lá desenvolveu junto com os pro - reitores a inserção e a colaboração da Universidade para o desenvolvimento dos municípios em que atuava.
Neste departamento, participou da gestão de programas e projetos de extensão na  área educacional, bem como a docência voltada para a formação de professores da Educação básica.
Participou da coordenação de Projetos de alfabetização de jovens e adultos, em áreas de assentamento de reforma agrária, no município de Sobral e Santana do Acaraú, nos anos de 95 e 96.
Foi membro da equipe de professores coordenadores setoriais da UVA, no Programa Alfabetização Solidária implantado no ano de 1998, sob a coordenação geral da Prof. Izolda Cela (Vice Governadora do Estado).
No período de 1998 a 2004, coordenou esse programa nos municípios de Acaraú, Itatira, Jijoca de Jericoacoara e Alcântaras, sendo responsável pela capacitação inicial, formação  dos alfabetizadores e acompanhamento das turmas implantadas.
Na Pós-graduação fez Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio. Com monografia intitulada: Alfabetização Solidária – Mudanças Ocorridas com Jovens e Adultos a Partir do Processo de Alfabetização no município de Jijoca de Jericoacoara.
Em reconhecimento à sua experiência adquirida no MEB e na Universidade, foi convidada a realizar em Cabo Verde, na África, juntamente com professores da UVA, (Universidade Estadual Vale do Acaraú) UECE, UFRJ e UNICAMP, um Curso de Capacitação para professores cabo verdianos, através da Cooperação Brasil/Cabo Verde, do Programa Alfabetização Solidária em dezembro de 2003.
Foi Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado – Projeto Alfabetização é Cidadania. Convênio: Governo Federal e Estadual em parceria com a UVA, nos municípios de Morrinhos, Bela Cruz, Amontada e Santana do Acaraú. Desenvolvendo a capacitação inicial, formação em serviço dos alfabetizadores e acompanhamento as turmas implantadas.
Em julho de 2002 foi convidada a trabalhar na Secretaria da Educação de Sobral, onde permanece até hoje, prestando serviços com zelo, compromisso e dedicação. Tem orgulho e se sente muito feliz em poder contribuir com esse grande Projeto de Educação reconhecido nacionalmente.
Na Secretaria de Educação, desenvolveu as seguintes funções:
Trabalhou na Coordenação de Programas de alfabetização para crianças com defasagem em idade/série, como parte da política de alfabetização (meta II), no período julho de 2002 a dezembro de 2004.
Foi Coordenadora Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos-EJA e Gestora Local do Programa Brasil Alfabetizado, no período de fevereiro de 2005 a janeiro de 2009.

Coordenadora de Valorização do Magistério, no período de fevereiro de 2009 a dezembro de 2012.

Em janeiro de 2013, foi nomeada para o Cargo de Superintendente Escolar, exercendo a função até a presente data.

Dia 16 de novembro foi convidada a fazer parte da equipe de transição do Governo Municipal de Sobral. A equipe de transição terá como principal papel receber da atual gestão da Prefeitura informações sobre projetos em curso.






Construção da Capela de São Francisco em Vila Nova começa a ganhar forma (18)

Obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova   A obra de construção da Capela de São Francisco de Vila nova, comunidade locali...